Andanças pelos Sertões de Canudos ...
- Prof. Dr. Fernando Aboim
- 24 de set. de 2011
- 1 min de leitura
Pela andanças dos Sertões de Canudos - Ba, aprendi que a vida se apresenta em versos e prosas durante as dificuldades e sobrevivências de um povo forte e lutador, que nunca se abateu com as dificuldades na peleja entre a vida e a morte, pois o limiar está na forma de agir e reagir ...
O Sertão de Canudos é um lugar ímpar !!! Vive-se com diferentes paisagens através das estações do ano. No verão o calor e falta de umidade do ar são avassaladoras e as trovoadas inundam os rios, as casas, as represas e as esperanças de dias de fartura. No outono, quando se tem água proveniente das chuvas, o frio começa a chegar e é um momento de prazer com a temperatura agradável. No inverno o fio chegar com força total e o sertanejo sente a “dor dos ossos”. Chega um frio que o corpo sente e não passa, pois, acostumados com mais de 40 °C e baixa umidade, a região fica transformada. Na primavera as flores são mais vistosas, mais atraentes e bonitas. As pessoas se transformam, muito embora as águas já estejam no fim .... As esperanças brotam com o final da estação e a espera de novas trovoadas.
Assim é o Sertão !!! Cheio de alegrias, labutas e tristezas, muito embora exista a renovação de esperanças em um próximo ano cheio de chuvas e faturas.
A CHUVA É A ALEGRIA DESTE POVO !!!!

コメント