top of page

Estrutura de TIC no Turismo em Bonito-MS

  • Prof. Dr. Fernando Aboim: Depoimento [nov. 2010].
  • 1 de fev. de 2011
  • 3 min de leitura

Imagens_Bonito-MS 179.jpg

Em Bonito, o turismo é organizado e pré-definido pelo órgão municipal, Secretaria de Turismo do Município de Bonito - SECTUR, com participação do COMTUR – Conselho Municipal do Turismo, órgão consultivo formado pelas entidades associativistas representantes das classes envolvidas na atividade turística. A Prefeitura de Bonito e o COMTUR, defendem os interesses das classes envolvidas.

A utilização do Voucher Único Eletrônico estabelece a centralização das visitações aos atrativos, o que demonstra que a organização vai ao encontro do modo mecanizado de operacionalizar os acessos físicos, financeiros e econômicos dos agentes.

Constantemente nas reuniões do COMTUR são apresentadas propostas que devem direcionar as ações dos agentes do turismo local com o objetivo de estabelecer novos caminhos através dos feedbacks apresentados pelos conselheiros.

Como o COMTUR é formado pelos diversos agentes, que têm interesses e ideologias diversas, os conflitos são normais entre as classes da iniciativa privada e entre elas e a SECTUR de Bonito. Como a SECTUR detém o poder legal, fiscal, orçamentário e as decisões executivas são de responsabilidade dos gestores públicos, que poderiam interferir nas ações privadas ao estabelecer novas regras legais para a atividade, muito embora não tivesse sentido a existência desse tipo de ação.


A própria criação do COMTUR é o reflexo da politização da organização do Turismo, mesmo que os agentes tenham interesses diversos.


Como em constante evolução, a cultura do turismo em Bonito e região vem sendo criada, pois eles mesmos afirmam que só têm 15 anos de experiências profissionais, saindo da utilização do meio ambiente agredido, mal tratado, para uma preservação em todos os aspectos. Observa-se que a preservação é fruto de uma conscientização coletiva, onde os grandes fazendeiros enxergaram um ganho extra, crescente e constante, com as visitações e criações de Reservas Particulares do Patrimônio Natural.


A própria criação do COMTUR, órgão consultivo do turismo, estabelece uma estrutura na qual todos os agentes são responsáveis pelas decisões e estabelecem os rumos que o turismo deve seguir e os ajustes acontecem no decorrer dos processos e nas decisões de mudanças. Muito embora, estas possam não ser executadas, pois como órgão consultivo, não tem poder de mando.


A própria evolução, com inclusão social, tem mostrado que a qualidade de vida em Bonito tem sofrido grandes alterações. Todos os entrevistados afirmaram a mudança na qualidade dos serviços e produtos, a autoestima crescente pelas novas perspectivas de crescimento e desenvolvimento endógeno.


A junção das empresas e negócios voltados para o turismo é crescente e sua presença é visível, tanto na formação de novos negócios, quanto na estruturação e continuidade da atividade numa estrutura de ajuda mútua constante, através do complemento das atividades.


Bonito é o exemplo de cluster do turismo, conforme algumas entrevistas, e a competição e cooperação entre os agentes são visíveis, muito embora a estrutura estabeleça regras claras para dentro do setor específico do agente e entre os outros setores.


A tecnologia da informação e comunicação, associada aos negócios e às organizações, ajudou a transformar o turismo de Bonito em um exemplo de empresas em rede, pois o advento do Voucher Único Eletrônico, controlado pela SECTUR, fixa as regras do negócio e congrega todos os segmentos necessários, de forma organizada e estruturada ao objetivo dos negócios, e apresenta os resultados em tempo real: faturamento das empresas e impostos a recolher, estabelecendo as responsabilidades e competências.


Bonito ainda tem muito a fazer para estabelecer um padrão de vida melhor, estruturar novos atrativo, desenvolver e melhorar a mão de obra local, fomentar o desenvolvimento intelectual através da educação formal para inserir a comunidade em todos os processos, mas os avanços são significativos nos últimos anos.


 
 
 

Comments


Prof. Dr. Fernando Aboim

© 2021. Criado com Wix.com

  • Wix Facebook page
  • Instagram ícone social
  • linkedin.png
  • logo_2x
  • Facebook ícone social
  • Instagram
bottom of page